Dicas

Dicas de Como planejar um Destination Wedding

Local: Brava Casa | Fotografia: VRebel | Decoração: Jardim de Ornamento

Olá,

Dizem que o ano só começa depois do carnaval, né? Então feliz ano novo!!

Para literalmente começarmos o ano com o pé direito, preparamos um post MUITO especial para vocês.

Ficou Noiva? Vai fazer um Destination Wedding? Tem dúvidas?

Convidamos as cerimonialistas EF Cerimonial, Raquel Abdu, Céu de Tule , Paula França e Marina Maciel que fazem parte da RJ Weddings para compartilharem com vocês dicas super válidas de como planejar um Destination Weddingl! Vem conferir todas elas! Vale MUITO a pena!!!

1. Fazer uma ou duas visitas à cidade de destino para conhecer a infraestrutura.

2. Acesso ao calendário de eventos da cidade. Festas tradicionais da cidade podem atrapalhar. Você não vai querer casar em Barreiros durante a Festa do Peão ou em Aparecida do Norte no dia de Nossa Senhora Aparecida.

3. Atenção à sazonalidade hoteleira.Casar no verão em cidades litorâneas pode ser uma dor de cabeça, assim como casar no inverno em cidades na serra.

4. Conheça as regras de autorização para eventos. Não ser surpreendido por alguma taxa ou não autorização para o lugar pretendido.

5. Conheça as opções de lugar para a cerimônia.Praia, pousada, igreja, salão…

6. Pesquisar e avaliar opções de acesso à cidade.Cidades muito isoladas podem ser um problema, mesmo com um incrível visual.

7. Dê prioridade aos fornecedores locais. Evite ter problemas com entregas e logística.

8. Visite antecipadamente as opções de hospedagem perto do local do casamento. Negociar preços e tarifas com hotéis e pousadas com antecedência evita gastos extras ou inesperados.

9. Preparar um Save The Date com, pelo menos, 8 meses de antecedência. Como o Destination Wedding requer não só preparação dos convidados para a cerimônia, mas uma viagem, reforçar a data evita que os mais desatentos marquem compromissos no mesmo dia do seu casório.

10. Monte seu site com antecedência de 8 meses e procure dar todas as informações possíveis do local de casamento. Cada vez mais populares, os sites de casamentos servem como um guia para os convidados, com todas as informações sobre o local da cerimônia.

Quer conhecer mais sobre a EF Cerimonial? Entre em contato:

Telefone: (22) 99725-1281
E-mail: contato@efcerimonial.com.br

1. Ponto de partida ! Antes mesmo de saírem em campo em buscar do lugar perfeito, conversem bastante para que cheguem a uma escolha que tenha tudo a ver com vocês ( historia do casal + família + amigos) e essa conversa tambem deve abranger um ideia de valor que seja confortável para voces investirem no casamento. ( essa dica é importante como ponto de partida quando o assunto for orçamento)

2 . Visita técnica – Agendar a primeira visita “ com olhar técnico e apaixonado” a cidade escolhida – nesse momento poderão conhecer os lugares para que o coração realmente bata mais forte em um deles . E depois que tiverem duas ou três opções preferidas , pensem em toda infra que cada um desses lugares oferece . Lembre que como vocês trarão os convidados , pensar numa estrutura que os atenda bem é imprescindível, hotéis , restaurantes ,entretenimento, tranfers, etc . Outro ponto que se ve paralelo a escolha do local é a época que o casamento irá se realizar, leve em consideração :  o clima da cidade e os meses com menos incidência de chuva e ventos fortes ou ate mesmo de muito calor  e pesquise o calendário de eventos da cidade escolhida para sair de feriados muito badalados ou algum evento local onde a cidade fique muito movimentada .

3. Contratação de uma  Assessora –  Contratar um profissional especializado para que lhe ajude na tomada de decisoes . a Assessora sabe de todos os detalhes e caminhos pelo qual vcs percorrerão para que tenham sucesso no planejamento e no grande dia . são profissionais que vivem em busca das melhores soluções e respiram casamentos todos os dias e podem estar certos serão em vez de um gasto a mais um verdadeiro investimento para que tudo saia perfeito e vcs possam curtir cada etapa ;

4. Burocracia local – Verificar se o local escolhido possui alguma exigência especifica de documentação ou autorização, se a escolha for por casar pé na areia por exemplo é importante pesquisar sobre as burocracias locais , taxas , processos na prefeitura etc . O que sem duvida seu assessor irá lhe ajudar!

5. Ter um save the date e um site – Criar um Save the date é muito importante para que os convidados possam além de reservar a data e evitar algum outro compromisso no mesmo dia, possam começar a se organizar para estarem com vcs nesse fim de semana tão planejado e aguardado ! Quando eles recebem o save the date e la esta o endereço do site contendo tooodas as valiosas dicas para que o fim de semana seja incrível , o convidado já entra no clima, e pode estar certo que vai realmente se planejar , fechar passagens , hotel , trajes, tudo para que todos tenham uma estada maravilhosa;

6. Programação – Junto a sua assessora e é claro avaliando o budget que desejam investir poderão se dedicar em montar a programação, pois afinal o casamento em um destination wedding rompe as barreiras de uma festa de 5 horas de duração e pronto. Contamos com beach Day, pré weddings , casamento e para os que não querem que acabe nunca um after é bem vindo. Programem com cuidado cada etapa desse fim de semana prolongado para quer todos possam curtir , e pensar em todos é uma dica valiosa!

Além de todas essas dicas, a Raquel Abdu lançou um livro chamado “Casando na Praia”, para compra-lo  clique aqui!

Quer conhecer mais sobre a Raquel Abdu? Entre em contato:

Telefone: (22) 98823-2007
E-mail: contato@cerimonialraquelabdu.com.br

1. Escolha do Local: Serra ou Praia? No Brasil ou fora do país? A escolha do local deve ser avaliada com calma, será a base de todo planejamento. Praia ou Serra? No Brasil ou fora do país? Claro que cada um deles tem suas peculiaridades, prós e contras. O primeiro passo envolve bastante conversa entre os noivos em estabelecer as prioridades do casal e pesar os fatores.

Muitos casais optam pelo Destination Wedding para ficar mais perto de alguma cidade ou lugar que significa algo importante no relacionamento, que fez parte da história deles, nesse caso fica bem mais fácil: é só seguir o coração.

Para aqueles que não têm um lugar especial em mente, aqui estão alguns prós e contras de cada estilo de Destination Wedding, para ajudar os noivos a começarem a pensar no seu local ideal:

Serra – A maioria dos casamentos na serra tem a peculiaridade de estar em total contato com a natureza, geralmente é o destino dos casais que buscam muito verde e árvores como elementos da decoração. E é exatamente por esse cenário que é importante levar em consideração a estrutura do local. Observar se existe desnível do chão, se é possível ou necessário investir em piso ou áreas abrigadas de frio e chuva, se é de fácil acesso tanto para os convidados como para os fornecedores (que muitas vezes possuem veículos grandes, como caminhões), abastecimento de água e luz, quantidade de banheiros para os convidados, cozinha para o Buffet. Lembre-se também de avaliar a temperatura e período de chuva da cidade, é possível que em épocas mais frias seja necessária a locação de aquecedores para o evento. Nesses casos, a distribuição de pashiminas para as convidadas é sempre muito bem vinda.

Praia – Os casamentos na praia têm um visual lindo, emocionam por serem, na maioria das vezes, de frente para o mar, com energia leve e descontraída. Para esses locais, recomendamos épocas fora das férias de verão, quando as cidades estão lotadas e o clima está muito quente. Quando se casa em um cenário praiano imaginamos sol e calor, mas saiba que mesmo em épocas de seca é importante ter um plano B para possíveis chuvas.

O medo principal dos noivos que casam ao ar livre costuma ser a chuva, mas alertamos para outro elemento da natureza que não deve ser deixado de lado: o vento! Prestem atenção para não escolherem localidades/épocas de ventos muito fortes que podem atrapalhar a logística, a decoração e até mesmo o conforto dos seus convidados.

Fora do Brasil – Casar fora do país é um sonho, o casamento se torna mais do que inesquecível para todos os convidados. O dia que já seria especial de qualquer forma se torna uma experiência incrível para todos os envolvidos.

Antes de tomar sua decisão, saiba que a distância pode ter prós e contras ao mesmo tempo. Quando se escolhe casar fora do país de morada, costuma-se fazer um mini wedding, ou um casamento com os amigos e familiares mais próximos e por isso há uma redução significativa da lista de convidados. Para os noivos que sofrem com o número de pessoas da lista pode ser um verdadeiro alívio. Mas ao mesmo tempo é um fator que pode impedir pessoas importantes de participarem do grande dia, como parentes muito idosos, com limitações de saúde ou até mesmo financeiras. É bom ponderar essa opção tendo em mente todas as pessoas importantes para o casal e as reais chances delas participarem de um momento tão importante, caso ele seja celebrado fora do Brasil.

2. Depois de escolher seu cenário ideal, conheça a cidade! Se vocês ainda não forem familiarizados com a realidade da cidade onde pretendem casar, aconselhamos  darem um pulinho lá de vez em quando, para conhecerem os detalhes daquele lugar que vai marcar tão profundamente as suas vidas. Além do mais, reconhecimento é importante para definirem o local da cerimônia e da festa – onde fica mais perto para os convidados, possíveis acomodações, formas de chegar informações cruciais para passarem a todos os interessados depois. Então, nem que seja em um fim de semana, separem um tempinho para conhecerem a cidade do  casamento e escolherem com consciência o local do grande dia. Caso  optem por casar fora do país e ainda não conhecem o país/cidade que escolheu, usem a internet  a favor de vocês7 e pesquisem muito! Se conseguir trocar informações com alguém que more na cidade ou até quem sabe,  uma noiva que também se casou no local definido, será ótimo. Quebrem a barreira virtual e se aproximem ao máximo do cenário escolhido.

3. Contrate um Cerimonial! Parece propaganda, mas é a mais pura verdade: organizando uma festa longe de casa você vai precisar de todo apoio e ajuda que conseguir, seja durante o planejamento ou no dia do próprio casamento. Então não deixe de contratar um cerimonial que tenha a sua cara, o seu perfil, que passe confiança para que tudo saia perfeito no seu Destination Wedding. A partir daí, aproveite a sua contratação e peça dicas que só alguém que está jogando no seu time pode te dar: na cidade em que eu vou casar.. é muito frio? É muito quente? Venta muito? Chove muito? Qual a melhor época para casar lá? Qual o melhor bairro/praia? Os fornecedores de lá têm qualidade na entrega ou é melhor levar os que conheço da minha cidade? Use e abuse dos insights do seu Cerimonial para fazer as escolhas certas para o casamento!

4. Definam um budget realista, condizente com a opção de Destination Wedding de vocês! Um Destination Wedding muitas vezes tem custos extras que devem ser considerados no planejamento de budget. Fretes mais caros, custos de transporte, alimentação e hospedagem de fornecedores (e em alguns casos de convidados) também devem estar  previstos. Conte com o seu cerimonial para definir, de acordo com as prioridades e estilo do casal, um orçamento realista para o evento. É muito comum que na contratação de algum item os valores não sejam aqueles que os noivos esperavam e alguns podem ser ainda mais baratos do que o estimado, pesquise e planeje de acordo com suas prioridades.

Nos Destination Weddings o casamento vira também uma experiência de viagem, então é muito fácil sair do orçamento programado. Para que isso não se torne um problema lá na frente, preste atenção na hora de fazer a previsão de gastos e defina prioridades claras, limite o seu orçamento naquilo que não for mais importante e deixe uma sobrinha para os gastos considerados principais.

5. Conheça os fornecedores locais!  Muitos casais optam em levar fornecedores da sua própria cidade seja pela confiança e experiências anteriores ou ainda por indicação do Cerimonial que sabe da qualidade de um fornecedor específico. Quando a cidade escolhida não costuma receber eventos desse mesmo porte e seu mercado ainda não é estruturado, essa opção se torna ainda mais real. Nesses casos possivelmente não terão fornecedores locais trabalhando seu casamento. Mas isso não significa que você não deve conhecer os profissionais e empresas da cidade. É importante conhecer quem pode te auxiliar ou atender diante de alguma situação que fuja do planejamento do grande dia. Desde bebidas que possam acabar durante o evento, equipamentos de luz ou som que por alguma falha não estejam funcionando até mesmo uma estrutura de tenda em situações emergenciais. Além de economizar no frete você ainda ajuda o mercado local a crescer.

6. Não abra mão de (bons) convites! E trate de enviar tudo no tempo certo. Os convites normalmente são o primeiro contato que os seus convidados terão com o casamento e para Destination Weddings eles precisam ser ainda mais caprichados. Tanto o save the date  como o convite em si precisam ser completos. O save the date deve deixar claro que se trata de um casamento fora da cidade em que os noivos moram e o convite deve ter todas as informações necessárias para a chegada no local da cerimônia e da festa. E não conte com o GPS, deixe tudo bem explicadinho e fácil, principalmente se seu casamento for em um local de difícil acesso (um mapa pode  fazer parte da identidade visual nesses casos).

Para os Destination Wedding os convidados precisam de mais tempo de preparação, muitos precisam providenciar estadia e passagens, portanto, sempre se preocupe com os prazos de envio, assim você terá a certeza que não estará deixando ninguém de fora por conta de atrasos.

7. Atenção para a logística! Para as noivas que decidirem contratar um cerimonial apenas para o dia, essa dica é preciosa: atenção para a logística do casamento. Muitos noivos não pensam nos detalhes de entrega no momento da contratação e acabam deixando furos. Muitas vezes esses furos são gerados por desconhecimento mesmo (qual a melhor hora para a chegada dos doces e do bolo? Até que horas será necessária a cobertura fotográfica?) então, para evitar problemas, entre em contato com sua cerimonialista para saber quais os melhores horários e formas de entrega no dia do casamento (caso os fornecedores exijam essa informação no momento da contratação).

Além disso, cuidado com os horários e dias de partida para o local do casamento: sempre sugerimos que os noivos cheguem pelo menos no dia anterior, à noite! Porque o dia do casamento é cheio de preparativos, os noivos devem começar a se arrumar ainda cedo e qualquer trânsito no meio do caminho pode tumultuar a programação pré-casamento e gerar um estresse sem necessidade. O resumo dessa dica é: Destination Wedding exige programação e antecedência em tudo, inclusive na logística de chegada dos fornecedores e dos noivos!

8. Detalhes fazem toda a diferença! Por fim, não se esqueça de proporcionar o melhor para seus convidados. Afinal eles se deslocaram, tiverem que se hospedar em outra cidade e embarcaram nessa viagem com vocês cheios de amor e alegria. É importante informar contatos importantes para eles se sintam mais confortáveis no local: salões de beleza, restaurantes, passeios, transporte e claro, hospedagem.

Na hora de pensar em lembranças, aproveite as características do local para eternizar o momento. Se o casamento for na praia, por exemplo, que tal mini garrafinhas de óleo de coco ou até mesmo um mini protetor solar ? Outra opção que é sempre bem vinda é montar um kit para recepcionar quem chega à cidade, assim o final de semana já começa surpreendendo a todos.

A Carol da Céu de Tule foi quem fez a nossa festa de lançamento da RJ Weddings!!! Impossível não ver essa foto e não lembrar desse dia tão especial!

Quer conhecer mais sobre a Céu de Tule? Entre em contato:

Telefone: (21) 96943-0265 | (21) 3593-8490
Email: contato@ceudetule.com.br

1. Para os noivos começarem a organizar um Destination wedding, o ponto de partida deve ser a definição do destino desejado para a realização do evento, o número de convidados, orçamento disponível (budget) e a contratação de um cerimonial. É muito importante ter uma assessoria desde o início do planejamento do projeto para acompanhar cada etapa, indicando bons fornecedores e evitando possíveis problemas.

2. A proposta é que o casamento aconteça fora da cidade onde os noivos residem e que seja numa cidade com um cenário maravilhoso.  O ideal é que seja um lugar especial para o casal, que tenha feito parte da história deles ou até mesmo um lugar que desejam conhecer.

3. Outro item importante a ser pensado é a data do evento. Nas altas temporadas, assim como, em datas próximas de feriados, as cidades normalmente ficam cheias e se torna mais complicado a questão de hospedagem para os convidados.

4. Com o destino e data definidos, hora de escolher o local onde o evento será realizado.  A escolha deve refletir a personalidade do casal e seguir a proposta que eles buscam. Também é importante  verificar se a infraestrutura do local escolhido é adequada para receber todos seus convidados e se é de fácil locomoção para os mesmos.

5. Tendo todas as definições acima, os convidados devem receber um Save the Date com a maior antecedência possível (aproximadamente seis meses) para que possam se programar para comparecerem ao evento e os convites devem contemplar todos os detalhes do grande dia e serem enviados também com bastante antecedência.

6. Por último, deve ser montado um website com todas as informações e dicas do casamento, servindo como “guia” para os convidados.

Quer conhecer mais sobre a Paula França? Entre em contato:

Telefone: (21) 2484-9016 / 99370-9456
Email: contato@paulafrancaassessoria.com.br

1. Muitas vezes um casamento fora do país ou da sua cidade natal sai mais barato pros noivos, primeiro pelo numero de convidados que diminui automaticamente.

2. Segundo porque em alguns destinos a “estrutura” do casamento é bem diferente da do Brasil, não tendo por exemplo essa decoração que costumamos fazer aqui.

3. Faça um site para ajudar os seus convidados com o maior número de informações. dicas de hotéis, salões, transfer, agenda de programação ( geralmente fazemos uma programaçao de mais de um dia) clima, vestuário. isso tamb´m evite que o whatsapp dos noivos fique pipocando de perguntas!

4. Envie um save the date com bastante antecedencia, já com o site nele.

Quer conhecer mais sobre a Marina Maciel? Entre em contato:

Telefone: (24)  99991-0622
E-mail: info@marinamacielcerimonial.com

Fornecedores QUE INDICAMOS
Raquel Abdu

Raquel Abdu

Assessoria e Cerimonial
Búzios
Céu de Tule

Céu de Tule

Assessoria e Cerimonial
Rio de Janeiro
EF Cerimonial

EF Cerimonial

Assessoria e Cerimonial
Búzios
Marina Maciel Cerimonial

Marina Maciel Cerimonial

Assessoria e Cerimonial
Rio de Janeiro
Compartilhe:
Guia de Fornecedores , Encontre o fornecedor indicado para o seu casamento

Siga a gente no instagram @casamentoembuzios